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‘Quanto vai custar?’ é uma das perguntas mais populares que nos perguntam quando falamos sobre uma nova campanha de SEO, PPC, Paid Social, EDM ou de marketing digital geral. Há uma resposta curta e uma longa e vou dar as duas. Lido até o fim, porém, este não será um daqueles artigos que prometem muito e oferecem pouco!

agência de marketing digital

A resposta curta

Depende.

Certamente, você sabia que isso seria parte da resposta! Qualquer agencia de marketing digital que esteja procurando estabelecer um preço de engajamento eficaz, mutuamente benéfico e de longo prazo considerará cuidadosamente o seguinte antes de chegar a um preço:

  • Os resultados de sua campanha desejados.
  • Suas necessidades, onde você está agora e o nível de concorrência em seu setor / local.
  • A qualidade de seus ativos de marketing existentes (site, conteúdo, equipe interna, banco de dados de contato, tecnologia de marketing existente, tráfego atual e muito mais).
  • Quanto a agência  digital gasta com pessoas, treinamento e escritórios (e mais).

Como a agência valoriza seu tempo, conhecimento e habilidade e o lucro que pretende obter com o engajamento.

A resposta longa

É exatamente assim que chegamos a um valor de R$

A relação agência / cliente só funciona se houver geração de valor real para ambas as partes. Por esse motivo, a maioria das boas agências leva muito a sério o estágio de precificação. Tenha muito cuidado com qualquer agência disposta a lhe dar um preço antes que ela realmente saiba a resposta aos três primeiros pontos acima. Um preço mínimo quase certamente resultará em uma solução ideal. Isso pode resultar em muita atividade de campanha, mas nem sempre levará aos resultados desejados.

Para concretizar os resultados desejados, requisitos, situação atual e ativos de marketing existentes, normalmente passamos pelo seguinte processo:

Orçamento:  discutiremos com transparência as prováveis ​​faixas de preço das diferentes abordagens que poderíamos adotar. A maioria dos clientes tem orçamentos com os quais precisam trabalhar e queremos saber com o que estamos trabalhando antes de começar a sugerir soluções.

Descoberta:  Faremos um workshop de descoberta com o cliente em potencial, incluindo um mergulho profundo em suas necessidades, situação atual e uma exploração do que constituirá sucesso para eles.

Pesquisa: Faremos, então, pesquisas competitivas para ver o que enfrentaremos para alcançar esses resultados. Quão desafiador é o espaço?

Desenvolvimento de estratégia: Em seguida, estão as discussões de estratégia interna para avaliar a quantidade provável de trabalho e os tipos de canais que achamos que serão necessários para atingir os resultados desejados pelo cliente. Como parte disso, desenvolvemos um ‘roteiro’ mostrando claramente como e quando planejamos abordar os vários elementos desta campanha específica.

Entrega da estratégia: finalmente, e mais importante, entregamos a estratégia, o roteiro e o orçamento ao cliente para garantir que estamos todos na mesma página e que todos concordamos com os objetivos da campanha e os desafios potenciais. Tudo indo bem, é hora de trabalhar!

Isso é muito trabalho para nós. No entanto, mais de uma década executando campanhas de marketing eficazes nos ensinou que essas etapas são essenciais para o sucesso a longo prazo. Resumindo, fazer isso é muito menos trabalhoso do que tentar salvar uma campanha mal planejada 6 meses depois.

Fazemos tudo isso com entusiasmo antes que um dólar mude de mãos ou um contrato seja assinado.

Não se esqueça, você sempre recebe o que incentiva

O melhor modelo de precificação para você e sua agência é aquele que melhor incentiva as pessoas certas a se concentrarem nos resultados que você valoriza. Vemos agências cobrando por hora, trabalhando por uma porcentagem dos gastos de mídia, pagos em resultados de desempenho específicos, pagos por canal ou trabalhando por uma taxa mensal definida. Dependendo da agência e do que você deseja alcançar, há lugar para uma ou mais dessas abordagens. Nenhum deles é inerentemente defeituoso.

Nunca se esqueça, porém, que cada modelo pode incentivar um comportamento indesejado específico.

O pagamento por hora pode incentivar as pessoas a trabalhar um pouco mais devagar.

Uma porcentagem dos gastos com mídia pode encorajar uma agência a encontrar maneiras de gastar mais mídia.

Modelos baseados em desempenho irão incentivar uma agência a fazer apenas o que é mensurável para ela e ignorar coisas que não são mensuráveis ​​(e muitas coisas realmente valiosas em marketing não são mensuráveis ​​diretamente ou atribuídas a uma ação específica).

Da mesma forma, trabalhar sem um contrato de longo prazo provavelmente incentivará o pensamento de curto prazo.

Negociar para baixo o preço de forma que a agência fique com pouco ou nenhum lucro pode motivar a agência a colocar seu pessoal menos experiente (e menos caro) no projeto.

O modelo geral de preços é um aspecto crítico a se considerar! O preço é importante. Mas precisa ser secundário para alcançar os resultados de que você precisa. Não “ganhe” na negociação de preço apenas para “perder” no propósito de precisar de uma agência em primeiro lugar.

Finalmente, aqui está o que cobramos por nossos serviços de marketing digital

Você encontrará muitas pessoas mais baratas do que a Webtrends e também encontrará agências que cobram muito mais. Acreditamos que estamos acima da média, mas não muito. Dito isso, nossos clientes atuais não tendem a se concentrar muito em quanto cobramos. Gostamos de pensar que é porque eles veem valor no que fazemos.

Existem duas maneiras de trabalhar com os clientes e ambas têm preços ligeiramente diferentes. É assim que funciona.

Campanhas específicas de canal

Muitas vezes somos abordados por equipes de marketing internas para fornecer escala ou executar em uma única tática ou canal. Este é frequentemente o caso de nossos clientes maiores que nos veem como sua Agência SEO, Agência de Mídia Paga ou Agência Social Paga (ou uma combinação de mais de uma delas). Também trabalhamos desta forma para vários clientes menores com requisitos específicos que desejam excelentes resultados.

Normalmente, esse tipo de envolvimento é por uma taxa mensal acordada (mais potencialmente uma % da mídia, se aplicável). O preço depende da complexidade e do resultado desejado.

Atualmente, temos clientes que nos pagam entre R$ 2.000 e R$ 15.000 por canal por mês, dependendo da complexidade, concorrência e escopo. Essas campanhas são por um período inicial de 6 ou 12 meses com a intenção de ambas as partes de um relacionamento muito mais longo. Temos clientes que nos utilizam para canais únicos ou múltiplos.

Campanhas de marketing ágil

Também temos clientes que estão mais focados nos próprios resultados e não se preocupam com canais específicos. Quando for esse o caso, nossos estrategistas desenvolvem roteiros de 6 meses delineando o que acreditamos ser as atividades necessárias para atingir os principais resultados nos próximos seis meses.

Se algo mudar significativamente ou quando chegarmos ao final do roteiro de seis meses, criamos um novo roteiro. De roteiro em roteiro, os canais que usamos para um cliente serão alterados conforme necessário. Por exemplo, um roteiro típico (se existir) pode incluir trabalho de descoberta para auxiliar na definição da estratégia, vários canais (como Google Ads, retargeting, redes sociais pagas, EDMs, publicidade gráfica, SEO ou CRO) também como analítica, educação e serviços de capacitação de vendas.

Temos clientes atuais nos pagando a partir de R$ 5.000 por mês para campanhas de marketing ágil. Também temos clientes que pagam até o dobro ou o triplo desse valor, e mais, por campanhas combinadas significativamente mais complexas. Novamente, as campanhas iniciais são para um período de 6 ou 12 meses e temos trabalhado com alguns de nossos clientes nesta base por muitos anos.

Essa pode ser uma forma extremamente eficaz de trabalhar para empresas que desejam que cuidemos da estratégia digital geral, bem como da execução digital.

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