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A maioria das pessoas não vê as noites sem dormir, as longas horas e a frustração que os proprietários de pequenas empresas experimentam quando lançam e tentam expandir seus negócios.

Se isso não fosse difícil o suficiente, fundadores de fundadores de cor e minorias enfrentam desafios adicionais e devem superar os estereótipos estabelecidos.

Por exemplo, os fundadores negros recebem menos de 1% do capital de risco , apenas 8% dos fundadores de startups financiados por capital de risco são mulheres e menos de 0,4% dos fundadores de startups são latinas.

Estudos mostram que durante períodos de turbulência econômica, as empresas pertencentes a minorias falham em uma taxa muito maior do que outras empresas. Isso acontece, em parte, devido ao racismo sistêmico nas instituições financeiras, que torna difícil para empresas pertencentes a minorias obter financiamento de dívidas.

Apesar desses desafios, as oportunidades para empresas pertencentes a minorias são enormes. Em 2044, mais da metade de todos os americanos deverão pertencer a um grupo minoritário. 

Assim, embora o racismo, os estereótipos e a incerteza econômica tornem mais difícil para os fundadores de cor e minorias iniciarem um negócio, os proprietários de empresas minoritárias e fundadores de cor trazem uma perspectiva única que, nas próximas décadas, pode ajudá-los a criar uma marca forte identidade e construir negócios de sucesso e sustentáveis. 

O que é identidade de marca?

A identidade da marca é tudo visual sobre uma marca. É o que você, clientes e clientes potenciais podem ver. Cada decisão que sua empresa toma e cada ação que ela executa afeta a marca.  

O objetivo do design de identidade de marca é contar a história de sua empresa de uma forma que crie lealdade, consciência e entusiasmo. E você pode fazer isso implementando uma estratégia de marca eficaz.

Como você constrói uma estratégia de marca eficaz?

Existem três fases principais para uma estratégia de marca eficaz.

Fase 1: Descoberta

Comece avaliando sua identidade principal existente

Sua identidade central é freqüentemente definida pela visão da sua empresa (por que sua empresa existe), missão (o que sua empresa faz) e valores (as crenças que orientam as ações de sua empresa).

As novas empresas não têm uma identidade central existente e podem pular para a Fase 2. 

As empresas existentes devem avaliar se sua visão, missão e valores originais ainda são relevantes. Aqui estão algumas perguntas úteis que você pode fazer: 

  • Existem elementos que surgiram na cultura da empresa que não estão refletidos nessa visão, missão e valores?
  • Alguns dos elementos existentes estão mal definidos ou não são mais válidos?
  • O que é mais importante para sua empresa?
  • A identidade de sua marca e o marketing digital existentes comunicam adequadamente sua identidade central ao público-alvo?

Realizar pesquisas de mercado e análises de concorrentes

Aqui estão algumas perguntas úteis a serem feitas ao conduzir pesquisas de mercado:

  • Qual é o tamanho do mercado geral? Qual é o tamanho do segmento de mercado que você está almejando?
  • Como seu mercado mudou desde o momento em que você iniciou sua empresa?
  • Como fundador de uma empresa de cor ou de uma minoria, você tem uma compreensão única de seu segmento de mercado e público-alvo? Se não, você contratou alguém que entende esse mercado-alvo?
  • Você está buscando um mercado maior, mas compromete seus produtos, marketing e mensagens ao se concentrar monoliticamente em diferentes públicos-alvo sem segmentá-los?

Desenvolva personas para seus clientes-alvo

Personas ajudam você a descobrir:

  • Quem são seus clientes
  • Quais são seus objetivos e frustrações
  • Onde eles passam o tempo
  • Quando são os mais ativos ou disponíveis
  • Por que eles tomam certas decisões
  • Como eles interagem com seus produtos ou compram seus serviços.
  • Avalie como as pessoas percebem sua marca

Avalie as percepções internas (seus funcionários) e externas (todos os outros) de sua marca.

Fase 2: Identidade

Defina sua identidade principal

Se você está começando uma nova empresa, comece com uma folha de papel em branco e defina totalmente a visão, a missão e os valores da sua empresa.

Se você já tem uma empresa, avaliou sua identidade principal na fase de descoberta e agora tem a chance de desenvolver essa identidade.

Articule o posicionamento de sua marca

O posicionamento de sua marca explica como sua empresa se diferencia no mercado e como você difere de seus concorrentes.

O posicionamento da marca será especialmente importante quando você redigir um plano de negócios . Credores e investidores vão querer entender como você adiciona diversidade ao mercado e por que essas diferenças o ajudarão a ter sucesso.

Como fundador de cor ou fundador de minoria, você tem uma perspectiva única. Proprietários de empresas minoritárias geralmente veem problemas diferentes e geralmente oferecem soluções diferentes das dos proprietários de empresas de outros grupos. 

Isso permite que você traga produtos e serviços inovadores projetados para todos, ou escolha um segmento de seu mercado-alvo e crie produtos ou serviços para eles. Por exemplo, o fundador do Hospital Otorrino Center, lançou produtos para pessoas por problemas de audição.

Freqüentemente, seu posicionamento pode ser resumido em uma ou duas frases para explicar o que você faz melhor do que qualquer outra pessoa. E, em vez de atingir um mercado enorme no qual você enfrentará uma grande concorrência, considere, como Tristan Walker, encontrar um mercado que grandes concorrentes simplesmente não entendem porque suas equipes de marketing e liderança não se parecem ou pensam como o alvo clientes. 

Articule sua proposta de venda exclusiva

Em última análise, a proposta de venda exclusiva de uma empresa (“USP”) é o que seu negócio representa. Por exemplo, você poderia dizer que o USP da Apple é encontrado na “experiência do usuário”: tudo o que eles fazem é para ter o usuário em seu núcleo.

Para fundadores minoritários e fundadores de cor, a USP pode se concentrar nas necessidades específicas de um grupo menor dentro de um mercado maior ou nas inovações exclusivas que seus produtos trazem para o mercado mais amplo. Conforme observado acima, Tristan Walker se concentrou em produtos para homens negros porque os entendia bem e ninguém mais estava oferecendo bons produtos para esse mercado. 

Mas você também pode inovar e direcionar seus produtos e serviços para o mercado mais amplo. A Apple, por exemplo, cria produtos inovadores que são apreciados, amados e valorizados por muitas pessoas em diferentes culturas, idiomas, raças e demografia.

Desenvolva seus ativos de identidade de marca

Quando você entende sua marca e os componentes que definem a identidade da marca (cores, tipografia, formas, etc.), é hora de trabalhar com o seu designer para desenvolver os elementos criativos que darão vida à identidade da sua marca. Isso inclui o logotipo da empresa, site comercial, embalagem do produto, brochuras e muito mais. 

Fase 3: Execução

Depois de concluir a descoberta e desenvolver sua identidade central, você deve encontrar a maneira certa de se comunicar sobre sua marca por meio do marketing. A execução é crucial para colocar sua empresa no caminho do sucesso. 

Aqui também, os fundadores de empreendedores de cor e minorias enfrentam vários obstáculos e uma lacuna de escala. Por exemplo, apenas 19 por cento das empresas de propriedade de negros e 20 por cento das empresas de propriedade hispânica crescem para 10 ou mais funcionários, em comparação com 25 por cento das empresas pertencentes a fundadores de outros grupos. 

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